domingo, 20 de maio de 2012

Mães-tigre e a desvalorização da Pedagogia.

    No domingo passado o Fantástico exibiu uma reportagem muito interessante sobre as Mães-Tigre, baseada no livro que chega esse ano ao Brasil. Quem não viu, vale a pena assistir!
    Claro que há alguns excessos sobre os quais boa parte de nós educadores, pais e pessoas de bom senso vão discordar. Mas a reportagem nos faz pensar para onde vai a educação atual. Será que os limites são assim tão dispensáveis? Ou precisam ser assim tão rígidos?
    
    Uma questão que incomodou muitas pessoas da área da educação foi o fato da produção do programa ter escolhido uma psiquiatra infantil para falar sobre assuntos relacionados à educação: rotina escolar, hábitos de estudo e trabalho pedagógico. Eu e boa parte das pedagogas que conheço ficamos impressionadas com a desvalorização da nossa área. Claro que sabemos que isso tem a ver com a postura nada profissional de algumas pessoas da área, com a falta de compromisso e a carga histórica que as "professorinhas" carregam. Mas sabemos também que existem muitas pessoas reconhecidas por pesquisas na área de educação, estudiosas sobre o desenvolvimento infantil que poderiam falar sobre esse tema. Mais uma vez a "medicalização" da educação aparece muito mais valorizada do que as posturas sérias e comprometidas de pedagogas como nós. 



6 comentários:

  1. Realmente, porque não uma pedagoga para falar a respeito??? Essa coisa da opinião médica vir sempre em primeiro plano é lamentável... bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua iniciativa Micheli! Concordo plenamente com você e entendo que precisamos nos unir para juntos trabalharmos em prol da valorização da nossa profissão. Eu cheguei aqui ao procurar um símbolo para colocar na página que eu criei no Facebook, cujo nome é "Eu tenho orgulho de ser Pedagoga". Tomei a liberdade de copiar a imagem do seu blog. Se por alguma razão eu não puder fazer uso dela, por favor, me notifique. Espero qualquer dia encontrá-la para trocarmos ideias.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua iniciativa Micheli! Concordo plenamente com você e entendo que precisamos nos unir para juntos trabalharmos em prol da valorização da nossa profissão. Eu cheguei aqui ao procurar um símbolo para colocar na página que eu criei no Facebook, cujo nome é "Eu tenho orgulho de ser Pedagoga". Tomei a liberdade de copiar a imagem do seu blog. Se por alguma razão eu não puder fazer uso dela, por favor, me notifique. Espero qualquer dia encontrá-la para trocarmos ideias.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente Micheli! Entendo que a nossa união contribuirá com a valorização do profissional da Pedagogia. Pensando nisso, criei uma página no Facebook com o nome "Eu tenho orgulho de ser Pedagoga". Inclusive, foi este o motivo que me fez chegar até você. Estava atrás de uma imagem símbolo e encontrei a sua. Por favor, caso eu não esteja autorizada a usá-la entre em contato comigo. Forte abraço, Lucy Duró

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vocês meninas , é lamentável que não tratem os pedagogos e pedagogas como realmente deve ser tratado , pois quem está nas atividades escolares e em relação ao seu dia a dia são os pedagogos , espero realmente serem reconhecidos , pois os pedagogos são muito importantes na fase dos alunos e da sociedade
    ...

    ResponderExcluir
  6. Realmente meninas concordo com vocês , os pedagogos e pedagogas deveriam serem mais reconhecidos , é lamentável que isso não aconteça pois o papel é tão importante tanto na vida dos alunos em relação as atividades escolares que estão por dentro como na sociedade .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...