terça-feira, 21 de junho de 2011

Repensando, mas nem tudo

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino. A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias".

Paulo Freire


A educação, o aprender, o convívio, a interação, a mediação e a metacognição tem uma importância tão grande na vida das pessoas, que é imensurável o seu valor. Quando falo em valor, falo em muitos sentidos: o valor do aprendizado para o aluno; a realização de ensinar e aprender do professor; os ganhos que a sociedade tem com a formação; os ganhos que a humanidade tem com todo esse processo. É muito triste perceber que em muitos estados e cidades ainda não exista a valorização de alguns desses aspectos ou de muitos deles. Acredito que o mais triste de todo esse processo é quando o professor desiste, acha que não pode mais...Ando repensando muitas coisas ultimamente, mas ando tendo cada vez mais certeza da escolha da minha profissão, da área que escolhi para atuar. Apesar da desvalorização que tenho visto, do descaso, da maior importância às indicações do que aos currículos e às habilidades e competências do profissional, tenho certeza da minha escolha. Pode até ser que precise fazer outras coisas, mas sei que o investimento e a minha relação com a minha formação, a busca pelos meus ideiais (e de muitas pessoas) não pode ser deixada para trás. Essa é a minha utopia, esses são os meus sonhos.


3 comentários:

  1. Nossa que sonho! Me lembrei de uma frase que gostava muito na adolescência "Ser adolescente é ser você e eu também quando conservarmos dentro de nós a leveza e aquela força maior que nos faz acreditar que a vida vale a pena e que o futuro nos reserva grandes e maravilhosas alegrias". Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  2. oi... Retribuindo a visita ao meu blog...
    Amei esta postagem... sou educadora e alimento os mesmos sonhos q vc...
    é preciso continuar acreditando... Força e fé sempre!!!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Micheli!

    Eu amo o Paulo Freire.
    Assim como ele, também acredito ser possível.
    Basta querer, de verdade.

    Seu blog é um encanto.
    Parabéns!

    Um abraço,

    Gislene.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...