quarta-feira, 20 de julho de 2011

Publicidade sustentável



Que tal divulgar sua marca e, ao mesmo tempo, contribuir para o combate ao aquecimento global? Essa foi a ideia da Coca-Cola, em parceria com a ONG WWF, que recentemente colocou um outdoor vivo no cruzamento de duas movimentadas avenidas nas Filipinas.
O cartaz publicitário forma a imagem de uma garrafa de Coca-Cola utilizando, apenas, mudas de Fukien, uma planta – mais conhecida como Carmona, no Brasil – capaz de  absorver poluição atmosférica e, assim, diminuir a quantidade de CO2 no ar.
De acordo com a multinacional, cada mudinha de Fukien é capaz de “sugar”, anualmente, 6 kg de CO2 da região onde está plantada. Sendo assim, o outdoor, feito com cerca de 3.600 mudas, poderia absorver 21.600 kg de dióxido de carbono da atmosfera em 12 meses.
A iniciativa, claro, é apenas simbólica e não tem a pretensão de acabar com o aquecimento global – nem poderia, se levarmos em conta que um único carro emite, anualmente, 3 mil kg de CO2, segundo estimativas do Instituto Ecoar. A ideia da Coca-Cola é fazer com que as pessoas olhem para o outdoor vivo e – além de sentir vontade de consumir a bebida, claro – reflitam sobre o problema das mudanças climáticas no mundo e pensem em maneiras de ajudar a combater o fenômeno.

A ação faz parte do programa Live Positively, da multinacional, que desde 2008 promove atividades de combate às mudanças climáticas e, também, manejo responsável de água vale dizer que a irrigação do outdoor – necessária para manter vivas as mudas, que foram plantadas em garrafas PET usadas – é feita a partir de sistema que economiza água e, ainda, libera fertilizante orgânico para as Carmonas.  
Por enquanto, a Coca-Cola não demonstrou nenhum sinal de que a iniciativa do outdoor vivo será implantada em outros países.
Fonte: Débora Spitzcovsky 6 de julho de 2011, em  http://super.abril.com.br/blogs/planeta/

5 comentários:

  1. Uauu, que ideia bacana Mi!
    Ah...estou lendo um livro e lembrei tanto da gente: Ei, professor.
    Muito bom!!!
    Beijos,
    http://mentevaziaeoficinade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante.
    Não conheço essa planta mas fico feliz por conseguir diminuir, um pouquinho claro, a poluição atmosférica. O exemplo tem de vir de cima.:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderExcluir
  3. Micheli. Essa iniciativa é ótima e ainda mais com uma marca como a Coca Cola. Esperemos um pouco mais de consciência das pessoas quanto a futuro de nossa planeta. E é claro, continuemos a beber coca cola. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a iniciativa...você sabe que eu sou contra propagandas, que poluem ou acumulam lixo essa iniciativa deveria ser tomada por mais empresas...

    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...