terça-feira, 10 de maio de 2011

Alfabetização e Letramento


      
      Sou pedagoga e durante muitos anos atuei em turmas de alfabetização. Mesmo quando trabalhava na Educação Infantil já tinha interesse por essa área, pois via como objetivos aparentemente simples, quando alcançados contribuem para um processo de alfabetização de sucesso. Na minha trajetória fui estimulada (por pessoas muito competentes) a buscar sempre o diferencial, o inovador, sempre com uma referência teórica, pensando e repensando minha prática pedagógica.
      Vou aproveitar esse espaço e compartilhar alguns materiais que serviram como referência para minha formação e alguns que também utilizei para a formação das professoras que coordenava.
        Se analisarmos   a educação   do nosso   país   ficaremos decepcionados com a precariedade das condições de trabalho e de estudo. Mas se analisarmos as propostas ou os referenciais do MEC para a formação de professores e a atuação em sala de aula ficaremos surpresos com a riqueza e coerência que os materiais apresentam. Infelizmente há uma grande distância entre as propostas usadas como referência e as práticas cotidianas. Bom...esse material está aí à disposição daqueles que querem pensar e repensar a sua prática pedagógica.
       O primeiro vídeo trata sobre "jogos e brincadeiras infantis" -  do Programa Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática. 

             No vídeo há vários conceitos importantes para o trabalho da leitura e da escrita e também dicas de atividades para serem executadas com as crianças em processo de alfabetização.


2 comentários:

  1. Mi, alfabetização é sua marca registrada!
    Vou lá conferir os vídeos!
    Beijos!
    www.mentevaziaeoficinade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Passando aqui para te conhecer, engraçado seu blog me emocionou, primeiro por que lembrei de minhas amigas gauchas, depois saudades, não sei me identifiquei com você, acho que essas mudanças também já passei por algumas. Mas foi um prazer te conhecer. Bjs Eliane

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...